Lazer & Cultura

Centro Educacional HF & VUC Fyn / CEBRA

15 de fevereiro de 2016

O escritório de arquitetura dinamarquês CEBRA completou um centro de educação de adultos no coração da cidade de Odense, na Dinamarca. Localizado ao lado da estação central, o complexo HF & VUC Fyn é um passo importante para a realização de um novo campus que liga o centro da cidade ao porto. Ao combinar elementos mais brutos de seus vizinhos industriais com um interior transparente, a escola visa estabelecer a ponte entre a escala do porto e da vida urbana. Seu exterior robusto e despretensioso é contrastado por uma diversidade espacial interna de formas arredondadas, que criam um ambiente de aprendizagem variado para 1.300 estudantes – uma escola com inspiração e cores vivas, que sugere continuamente novas formas de uso e abre espaço para as necessidades individuais de aprendizagem em um só edifício.

Interior - empty building

Interior – empty building

A escola se adapta aos estudantes

“A ideia básica era criar uma escola que não se parecesse com uma escola. Percebemos que temos de aprender constantemente a fim de se adaptar a uma realidade em constante mudança. Um centro de educação de adultos como o HF & VUC Fyn vai desempenhar um papel essencial na manutenção das competências de uma sociedade no futuro”, explica o arquiteto e co-fundador Carsten Primdahl. “Por isso, é essencial que ela seja construída sobre valores duradoures que giram em torno do indivíduo. O edifício tem de se adaptar ao aluno e não o contrário. É por isso que o projeto se concentra em criar um edifício com ambientes especializados, mas diversas, onde os alunos podem encontrar espaços e configurações que correspondam ao seu estilo de aprendizagem preferido”, ele continua.

Interior - empty building

Interior – empty building

VUC, Odense

VUC, Odense

Portanto, o projeto foi baseado na aspiração de criar um espaço versátil para uma cultura de aprendizagem, onde a educação forma uma parte inerente do crescimento pessoal do indivíduo adulto em ritmo com o desenvolvimento da sociedade. O edifício é caracterizado por um sistema de linhas curvas e formas arredondadas e seu programa conta com uma arena para ensino e aprendizagem, um local de trabalho e um espaço para encontros sociais, para um grupo diversificado de usuários.

O edifício foi organizado em torno de um átrio transparente, chamado Ágora, como o local de encontro público em antigas cidades gregas que constituíam o centro da vida política, espiritual e artística nas cidades. Este espaço central não só funciona como um fórum para atividades sociais, mas também como um ambiente de aprendizagem essencial na conexão e interação com as salas de aula e funções adicionais da escola. As formas arredondadas formam uma série de varandas e plataformas sobrepostas através do átrio, a fim de criar espaços de alturas duplas e triplas, com diferentes níveis de iluminação natural, transparência e intimidade.

VUC, Fyn, exterior

VUC, Fyn, exterior

Arquitetos: CEBRA

Fotos: Mikkel Frost / CEBRA

Onde: Odense, Dinamarca.

You may also like