DecoraçãoEventosMostras & Expo

Entre Passado e Futuro!

9 de maio de 2017

Por: Danilo Corte Imperial

As novidades sobre iluminação da 56° edição do Salão Internacional do Móvel trouxeram consigo um paradoxo: de um lado o aspecto hand-made, como o retorno do vidro soprado, e por outro lado soluções ultra tecnológicas, como o acionamento automatizado através de aplicativos.

Na Semana Internacional do Design de Milão, vários eventos foram dedicados ao tema sendo, o mais importante, a Feira Euroluce, que aconteceu junto com a Feira internacional do Móvel.

A Foscarini, foi uma das empresas que mais ousou em termos de criatividade. Além de expor as novidades na feira, apresentou também a instalação “Fare Luce” no distrito de Brera, uma experiência imersiva na qual o artista Giovanni Maria Filindeu narra a relação entre a luz e a arquitetura através das suas obras, utilizando recursos de multimídia. A coleção de luminárias exibida na Feira Euroluce destacou a versatilidade da marca italiana. Os designers que participaram da criação ficaram livres para interpretar a luz seguindo o próprio conceito, assim, uma luminária pode ser nômade, escultural, plástica ou retrô. O único fator em comum é a sua função, ou seja, iluminar. Muitas novidades são frutos da colaboração de designers de todo o mundo, entre elas “Filo” de Andrea Anastasio, “Arumi” por Lucidi e Pevere, “CRI CRI” por Studio Natural, “Satellight” por Eugeni Quitllet, “Superficie” por Calvi Brambilla, “Gem” por Palomba, “Plena” por Gargioni e Albouy, e “Magia” desenhada pelos Irmãos Campana.

Luminária Cricri projetada pelo Studio Natural: © Foscarini Oficial

Luminária da coleção Satellight desenhada por Eugeni Quitllet: © Foscarini Oficial

Luminária da coleção Satellight desenhada por Eugeni Quitllet: © Foscarini Oficial

Há algum tempo vem se falando sobre um estudo que aponta os riscos da freqüente exposição do corpo humano ao sistema de iluminação a LED. A empresa italiana Artemide, umas das líderes do mercado mundial, apresentou soluções inovadoras que inclui novas tecnologias e desenvolvimento de softwares que contribuem para melhorar as condições de iluminação em função dos consumidores. A marca ampliou a linha de luminárias que podem ser controladas através do aplicativo Artemide App – um software capaz de criar diferentes atmosferas e que contribui na performance dos aparelhos para reduzir o consumo energético.

Entre os produtos mais tecnológicos está o lustre “Harry H” projetado por Carlotta De Bevilacqua que, por trás do seu elegante vidro soprado, revela uma lâmpada a led e um conjunto de display’s com tecnologia Oled da LG. No espaço projetado pelo arquiteto Michele de Lucchi, também estavam presentes outros novos produtos que exibem formas incomuns e exprimem um lado poético e emocional.

Alguns dos escritórios de arquitetura mais conceituados do mundo também desenharam peças para a coleção da Artemide, entre elas a “Orsa” por Foster+Partners, a “Alphabet Light” pelo Studio BIG, a “Yanzi” por Neri&HU e a “Unterlinden”, projetada por Herzog& De Meuron.

Pendente Harry H projetado pela designer Carlotta De Bevillacqua. PH: © Pierpaolo Ferrari

Coleção Yanzi projetada pelos arquitetos do Neri&HU. PH: © Artemide Oficial

 

Na Design Week de Milão, Tom Dixon escolheu um espaço de prestígio para apresentar as suas novas criações, o Teatro Manzoni, próximo ao luxuoso Quadrilátero da Moda. O designer que ficou famoso pelo uso inconfundível do cobre e bronze para revestir as suas lâmpadas, esse ano cedeu ao fascínio do vidro e aos materiais translúcidos. Sejam as peças arredondadas com estilo retrô ou as geométricas, feitas em vidro soprado ou em plexiglass, coloridas ou brancas, não importa, a palavra-chave è transparência. Entre as novidades se destacam pela a originalidade a linha futurística “Cut” , as várias versões da lampada “Melt” feitas em vidro com efeito metalizado, a “Spot” que mistura o metal lúcido com o vidro fosco, e a coleção com inspiração retrô “Tube”. O imenso teatro não foi ocupado só para apresentar a linha de iluminação, mas foi uma ocasião para lançar uma iniciativa que reuniu muitos protagonistas do setor do design que davam palestras, faziam leituras e discutiam sobre vários temas ligados à profissão criativa. Tom Dixon também aproveitou a ocasião para divulgar a importante colaboração com a gigante marca sueca IKEA, para a qual desenhou uma numerosa coleção de móveis e objetos de decoração exibida no local.

Cut Tall Pendant Chrome do designer Tom Dixon. PH © Danilo C. Imperial

Melt Pendant do designer Tom Dixon. PH: © Danilo C. Imperial

Melt Surface do designer Tom Dixon. PH: © Danilo C. Imperial

You may also like