ArquiteturaUrbanismo

Micro Cabanas Colorado Outward Bound / University of Colorado Denver

24 de maio de 2016

DET_5 DET_1 DET_13 SNOW

Do arquiteto. Situadas numa colina de um bosque de pinheiros lodgepole, estas cabanas foram projetadas como micro dormitórios para a Escola Outward Bound do Colorado. As cabines se assentam ligeiramente sobre a paisagem, direcionando as vistas dos espaços privados para as árvores, formações rochosas e montanhas distantes de Mosquito Range. As vistas “comunitárias” se dirigem para os espaços sociais que são desenvolvidos a partir da organização das cabanas, em relação com cada uma. Estes espaços comunitários são compostos por varandas e áreas negativas criadas entre as cabines.O processo que ocorre para a finalização de um projeto contempla distintas variáveis para os arquitetos, desde determinar quais são as necessidades do usuário até como será a instalação do canteiro de obras.

Esta última é parte importante da lógica projetual de uma obra e de seu critério de desenho. As Micro Cabanas de Colorado Outward Bound enaltecem este processo, utilizando um partido que leva em consideração o desenho da unidade mínima habitacional em condições extremas e a execução da montagem num tempo reduzido e num lugar de difícil acesso.

Este mês escolhemos a obra da equipe da Universidade de Colorado Denver como o projeto do mês, por ressaltar três pontos que fazem referência ao processo projetual arquitetônico, no qual o arquiteto Rick Sommerfeld, junto com um grupo de estudantes, tiveram que manejar a ordem na qual o projeto foi se desenvolvendo, aplicando critérios premeditados que são condicionados pelo tempo, espaço e habitabilidade.

1. Otimização do canteiro de obras  (3 semanas)

Dadas as condições da encomenda, a obra deveria ser construída num período de três semanas, motivo pelo qual se planejou um projeto com sistema estrutural pré-fabricado para cada cabana. O aço foi o material escolhido para a estrutura devido sua rápida montagem e assim habilitar o uso das instalações para os cursos de verão da Universidade.

2.  Acessibilidade

Leadville é a cidade mais alta dos Estados Unidos, assim surgem várias restrições por sua extrema condição climática nos meses de inverno. Neve, caminhos estreitos e grande quantidade de árvores dificultam a montagem do canteiro de obras. Logo, toma-se a decisão de utilizar elementos pré-fabricados fáceis de transportar e de montar. O uso dos painéis pré-fabricados para pardes exteriores e interiores facilitou a execução, e tetos e pisos foram construídos no lugar.
aa

 

3. Unidade mínima habitável

plans construction

Uma vez considerados tempo e espaço, um primeiro olhar estrutural se desponta: uma proposta de micro cabanas capazes de abrigar desde uma pessoa até um pequeno grupo, onde busca-se criar sociabilidade tanto num espaço com caráter de refúgio, como num complexo comunitário no qual há uma comunicação entre os espaços construídos. Finalmente, e graças à colaboração dos estudantes da Universidade de Colorado, surge como resultado o projeto de um sistema estrutural (que assenta o refúgio em seu entorno e cobre funcionalidades relacionadas com o exterior) que contém a caixa (refúgio que acolhe o usuário e gera proteção e intimidade). Um interior acolhedor e um exterior que não apenas comunica socialmente as cabanas, mas que também reduz o impacto visual em seu contexto.

Arquitetos: University of Colorado Denver

Localização: Colorado, Estados Unidos

Ano do projeto: 2015

Fotografias: Jesse Kuroiwa

Estudantes: Derek Ackley, Sidney Aulds, Brent Beicker, Matthew Breen, Andrew Brown, John Giddens, Brandon Gossard, Aaron Gray, Dane Hardy, Chad Holmes, Casandra Huff, Mark Hurni, Timo Jyrinki, Rachel Koleski, Kate Lucas, Nathan Moore, Matt Ollmann, Aleka Pappas, Holly Paris, Nathan Pepper, Kit Piane, Ken Roberts, Louisa Sanford, Joe Stainbrook, Brandon Sweeney, Phil Stuen, Amanda Tharp, Elliott Watenpaugh

Estudante Maymester: Becca Barenblat, Jeff D’Addario, Sam Palmer-Dwore

Faculdade: Rick Sommerfeld, Scott Lawrence, JD Signom, Jordan Vaughn

Engenharia Estrutural: Andy Paddock

Parceiros da Comunidade: Altitude Steel, Carlisle Syntec Systems, Airgas, Oldcastle Building Envelope, Rocky Mountain Lumber, Simpson Strong-Tie, Cummins Rocky Mountain, DuPont Tyvek, Red-D-Arc Welderentals, Glass Systems, VonMod

 

 

Fonte: ArchDaily Brasil

You may also like