Lazer & CulturaUrbanismo

O prédio mais eco sustentável do mundo, o California Academy Of Sciences

28 de janeiro de 2016

O California Academy of Sciences é considerado a edificação pública mais sustentável do mundo e vamos saber o porquê disso agora.

O museu foi inaugurado em 1853, na região do Golden Gate Park, na Califórnia. Essa localidade é muito conhecida por abalos sísmicos, e em 1989, um trágico terremoto destruiu a área e deixou milhares de pessoas desabrigadas. Com pouco dinheiro para investir em uma gigantesca construção pela condição financeira da cidade pós terremoto, o arquiteto italiano Renzo Piano ficou responsável pelo projeto de um novo museu que fosse barato tanto na construção como na manutenção, posteriormente. Ótima chance para pensar desde a base numa estrutura que usasse menos recursos e fosse mais inteligente do ponto de vista da sustentabilidade.O departamento ambiental de São Francisco, que já baniu de circulação garrafas de água com menos de 600ml, exigiu algumas medidas sustentáveis, e Piano fez dessa exigência sua inspiração.

127413-004-2FFF8973

O arquiteto apostou muito na utilização de vidro para que a luz entrasse nos ambientes, pois além de economizar 90% da energia elétrica, os visitantes teriam uma vista clara e agradável, do vizinho parque Golden Gate. Os vidros escolhidos foram produzidos com menos ferro, tornando-os mais transparentes e com isso, deixando mais luz entrar no prédio. Foram instaladas ainda 60 mil células fotovoltaicas, capazes de gerar 15% da energia elétrica consumida no edifício, além de esquentar a água. 90% de todos os materiais de demolição foram reciclados; 50% do aço e do concreto utilizado são reciclados de outras construções; 50% da madeira vêm de reflorestamento e o consumo de energia é 30% menor do que o recomendado pelo código federal dos Estados Unidos.

O California Academy of Sciences possui, em uma única estrutura, um aquário, museu de história natural, uma área de floresta tropical (sim, dentro do museu) e um planetário. No estacionamento, bicicletários e postos de reabastecimento para veículos elétricos.

face-450x320

california-academy-science-11

Post1

 

Fontes: California Academy Of Sciences, UOL – Menos1Lixo

You may also like